Arvore Bola Corda

Por que utilizamos o método Construtivista?

Os métodos de ensino tidos como "tradicionais" podem originar vários problemas no aprendizado da criança, pois neles utiliza-se apenas uma pequena parte da capacidade de aprendizagem humana.

A insistência na imitação, obediência, repetição e controle, frequentes nestes métodos, limitam a capacidade criativa e individual do aluno. Nas aulas tradicionais, os alunos esforçam-se para aprender a matéria dada pelo professor e, tentam ao mesmo tempo, calcular o que o professor espera que eles saibam. Sendo assim, a criança aprende apenas seletivamente e esquece pouco tempo depois o conhecimento adquirido.

O método construtivista, criado pelo filósofo Jean Piaget, prefere acompanhar a curiosidade natural da criança, isto é, ao invés usar um método pré-estabelecido, a escola propõe temas atuais e que interessam naquele momento. No construtivismo, as crianças constroem o conhecimento a partir das suas próprias percepções. O professor serve de mediador entre o aluno e a questão. Isso gera uma interação maior entre alunos e mestres, além disso, a criança tem maior autonomia para solucionar o problema.

No Construtivismo a importância do que se faz é igual ao como e porque fazer. O Construtivismo parte da idéia de que nada está pronto e acabado. É um método onde os conhecimentos são construídos pelos alunos mediante o estímulo ao desafio, ao desenvolvimento do raciocínio, à experimentação, e ao trabalho coletivo.

" O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança
descobrir. Cria situações-problemas".
( Jean Piaget )